Transformamos as fotos do seu evento em diversao!

ZOOM ÓPTICO E DIGITAL

Neste post vou falar um pouco sobre o zoom. Sim, ele mesmo, aquela ferramentazinha de aproximação de imagens tão popular que qualquer analfabeto em fotografia digital sabe utilizar. O que alguns de vocês podem não saber, é que existem dois tipos de zoom, o óptico e o digital.

Todos os dois são medidos por um “X” (vezes), precedido de um número que indica quantas vezes a imagem foi aumentada. Quando você aciona o zoom da sua câmera, o óptico é ativado primeiro, e quando o seu alcance termina, o zoom digital entra em ação, isso se ele estiver ativado. É possível notar quando o zoom entra no digital. A maioria das câmeras mostram um indicador de zoom como o da figura abaixo, onde há uma linha que delimita onde termina o óptico e começa o digital.

O alcance do zoom varia de modelo para modelo. O maior que já conheci foi o da compacta avançada da Nikon, a Coolpix P100, que chega a 26 X (zoom óptico). Nas câmeras compactas pequenas, o zoom óptico normalmente varia entre 3 X e 14 X.

Nem vou falar sobre o alcance do zoom digital, pois ele não é tão importante, uma vez que distorce muito a imagem, resultando em uma imagem com pouca nitidez. Eu particularmente sempre desativo o zoom digital da minha câmera compacta para evitar usá-lo por distração. Se por acaso eu realmente precisar aproximar mais uma imagem, posso fazer isso depois no computador, o que dá um resultado melhor do que o do zoom digital.

Na figura abaixo você pode observar a diferença de qualidade entre o zoom óptico e o digital. Estas fotos foram tiradas usando uma Sony W-150.


Meu conselho é o seguinte: ao escolher uma nova câmera, leve em conta apenas o zoom óptico. Quando você vir as especificações do alcance do zoom, certifique-se de que aquela medida refere-se apenas ao zoom óptico.

Ressaltando que estas definições de zoom não se aplicam às DSLRs, pois nelas, a existência do zoom e o seu alcance, vão depender do tipo de objetiva (lente) utilizada.
ESTAS INFORMAÇÕES FORAM ÚTEIS? ALGUMA SUGESTÃO PARA OS PRÓXIMOS POSTS? DEIXE O SEU COMENTÁRIO!

Post escrito por Luiza Lomanto

Uma resposta

  1. toni

    Muito bom seus comentários, quero comprar uma filmadora e precisava saber sobre zoons. Temos que ficar espertos pois é tanta informação e tecnologias que as vezes fazemos maus negocios, é sempre bom se interar sobre as inovações para adquirir produtos atualizados. …….toni.

    30/06/2011 às 22:03

Deixe um comentário